sábado, 26 de maio de 2007

RESUMO SOBRE O ROMANCE "GRANDE SERTÃO: VEREDAS", DE GUIMARÃES ROSA

(LIVRO DE CABECEIRA)
O fazendeiro Riobaldo esclarece a um forasteiro que os tiros que o homem ouvira não eram de nenhuma briga, mas ele que estava atirando numa árvore, abaixo do córrego, praticando, como fazia desde moço. Inicia uma narrativa longa sobre o tempo em que fora jagunço e pertencia a bandos, e percorria o sertão, pilhando cidades, lutando, matando, fugindo da polícia. Acreditava ter feito um pacto com o diabo e, um dia, deveria encontrá-lo para acertar as contas. Vivera inúmeras aventuras, mas nenhuma comparava-se ao que sucedeu depois que conheceu outro jagunço, Diadorim, cujos olhos verdes o queimavam. Diadorim perturbava-o, mas não sabia porquê.
Riobaldo era um homem corajoso, não fugia de brigas, não temia outros jagunços. A vida deixara-lhe bruto por fora, mas conservava uma sensibilidade que o levava a refletir sobre coisas. "(...) Mestre não é aquele que ensina, mas aquele que aprende. (...)" Era um filósofo sertanejo, que enxergava na amplidão do sertão, mais que podia ser visto pelos olhos. "(...) O sertão é o mundo (...)". E pela vastidão desse mundo, deixou de ser jagunço para ser líder. No entanto, temia o encontro fatal com o diabo.
Quando criança, Riobaldo salvou outro garoto de ser violentado por um homem, matando-o. Salvou Diadorim. Adultos, reencontraram-se, e Riobaldo viu-se enredado, sentiu-se frágil, atraído, queria cheirar o corpo de Diadorim, mas repelia essa vontade. Amaria Diadorim? Teve medo de si mesmo, ele que somente tinha medo do diabo. Pensava em Otacília, a mulher que o esperava, e fingia consolar-se.
A agonia de Riobaldo somente chegou ao fim, quando Diadorim foi baleado, morto. Ele chorou. Tirou o casaco de vaqueiro de Diadorim e teve o mistério revelado. Soube porque aquele homem perturbava-o: seu corpo era de mulher, Diadorim era muher. Uma mulher que fingira ser homem para ser jagunço e vingar-se de outro jagunço. Vivera uma farsa que impediu que Riobaldo confesasse seu amor. O medo que Riobaldo sentiu de si mesmo impediu que vivesse o amor. Sofreu.
Riobaldo descobriu, adiante, que não havia pacto com o diabo, que não estava preso a nada. Velho, restavam-lhe as lembranças do que não fora, e a certeza de que o diabo não existia, o que existia era o homem. O mais era travessia.

(Fotografia de Guimarães Rosa, autor de "Grande Sertão: Veredas")

(Elson Teixeira Cardoso)

22 comentários:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anônimo disse...

TANK YOU VERY MUCH ....

Se chama Lucas Belo disse...

Peguei para um trabalho de escola, e ganhei três pontos! Muito Obrigado! ME AJUDOU MUUUUUITO! Guimarães Rosa, foi "O CARA" !!!

Anônimo disse...

muito interessante me ajudou muito no trabalho da escola

Anônimo disse...

uitooo brigado esse breve resumo me ajudo mt no trabalho :* obgd!

Anônimo disse...

mano mando bem pra caralho...só que tem um errinho ali na ortografia,porem parabens nota maxima no trabalho do colegio...

Luiz Henrique disse...

É uma história muito interessante e com um belo final!!.

Anônimo disse...

Muito obrigado,me ajudou muito no trabalho de literatura

Anônimo disse...

muito bom, me ajudará num futuro próximo.....Obg

Anônimo disse...

Minha profª de Literatura deu-me esse livro para ler, mas quando vi seu tamanho, nossa!
E agora, lendo esse resumo, me deu uma vontade de ler.
:D

Anônimo disse...

muuito bom, vaaai me ajuda na prova amanha. obrigada :*

Letícia disse...

Adorei! Um resumo do jeito que se deve ser: Intrigante! Parabéns!

Anônimo disse...

Obrigada..!! Me ajudou muuito no trabalho do colégio !!

Anônimo disse...

Adorei a o resumo me ajudou muito no trabalho.

Maykon viana disse...

Não sei porque, mas meus pensamentos e gostos literários são semelhantes ao de Mayana Neiva, acho que é por isso que sou um dos seus maiores fãs, Guimarãe Rosa, grande Autor, pensador, e transmissor de ideias sobre a vida que só vivendo dar-se para imaginar! Agradeço de coração, por esse grande homem ter existido e por esse grande e inspirador livro ter sido uma das peças chave para a vida de tanta gente, inclusive a minha!

Anônimo disse...

Achei interessante o resumo, conquanto, há partes no livro que tu esqueceste-te de pô-las.

Anônimo disse...

Valeu..tarefa de casa ta feita! !!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito obrigada esse resumo me ajudou demais.

Adriane disse...

muito bom amei vai me ajudar muito no debate da escola brigadão !!!

Fabrício Zidane disse...

Muito bom!!!:-) ;-)

Anônimo disse...

o livro é maravilhoso SUPER GRANDEEEEE e delicioso espero tirar sem

Anônimo disse...

o livro é mto bom e enorme "apredizado
"