quarta-feira, 23 de maio de 2007

RESUMO SOBRE A TRAGÉDIA GREGA "ANTÍGONE", DE SÓFOCLES

(LIVRO DE CABECEIRA)
Antígone ("aquela que se opõe"), Ismene, Etéocles e Polinices, são filhos da tragédia que unira mãe e filho, Édipo e Jocasta. Após a morte de Édipo, Créon, irmão de Jocasta, casado com Eurídice e pai de Hémon, conquistara o trono da cidade de Tebas. Devido à tragédia, Etéocles e Polinices lutaram e mataram-se. Etéocles teve um funeral de honra, Polinices foi enterrado, pois era considerado traidor; seu corpo deveria ficar sob o sol, até ser devorado pelas ave. Opondo-se ao rei, Antígone decidiu enterrar Polinices e pediu a ajuda de Ismene, mas agiu sozinha. Quando Créon soube do enterro, ordenou que descobrissem o culpado. Caso não fosse encontrado, aquele que enviara-lhe a má notícia receberia o castigo. Antígone retornou à sepultura, e novamente sepultou Polinices. Foi presa e, diante de Créon, confessou tudo. A proibição era de Créon, não de Zeus. Créon ordenou que fosse enterrada viva. Ismene tentou tomar seu lugar, mas não conseguiu. Hémon, noivo de Antígone, lembrou Créon que o sábio é aquele que muda de opinião, mas não adiantou. Créon não ouviu nem o coro de velhos tebanos. O cego Tirésias, adivinhador, dirigiu-se ao rei, guiado por um garoto e o alertou sombriamente. Àquela altura, Antígone fora enterrada. Créon, temeroso, dirigiu-se até sua sepultura e deparou-se com uma cena horrenda: Antígone enforcara-se. Ao seu lado, Hémon chorava. Quando viu seu pai, tentou matá-lo, mas Créon fugiu. Com ódio, Hémon suicidou-se. A notícia das mortes chegaram a Eurídice, que também suicidou-se. Créon viu-se rodeado de desgraças; não possuía sabedoria para governar. Odiou e utilizou a arma nefasta da vingança para ser rei e perdeu a esposa e o filho. Ao final, diz: "(...) Já tudo ao redor de mim é ruína. Tudo oscila. Abateu-me um destino implacável."Antígone nascera da tragédia, mas opusera-se ao ódio. Viveu para o amor.
(Arte: Grécia Antiga)
(Elson Teixeira Cardoso)

24 comentários:

Unknown disse...

eu achei bem legal o resumo

Unknown disse...

eu achei bem legal o resumo

Unknown disse...

eu achei bem legal o resumo

Anônimo disse...

eu achei legal mas com pouca informação sobre autor,sobre os personagens

Anônimo disse...

muito obrigado,seu resumo quebrou meu galho.Eu tinha q fazer um resumo sobre essa TRAGÉDIA.
Parabéns pelo resumo,ficou muito bom.

ruthy disse...

oi! amei o texto só não sei si vai servir pra o trabalho q a prof pediu! mas estar de parabens ameiiiiiiiiii.

Anônimo disse...

esse livro é uma bosta, puta merda

Anônimo disse...

eu gostei desse livro e meu resumo ficou melhor que esse

Anônimo disse...

e quem foi esse filho da puta que crio esse resumo ficou uma bosta

Anônimo disse...

esse resumo é uma bosta ...se eu dependesse dele tava fudida ...ah vai toma no cu quem fez essa porraaaaaaaaaaaaaaa!

Anônimo disse...

Queem fez essa porra ? puta que pariu em ta igual sua cara ! toma no cú , ate oque minha irmã escreve ta melhor babaca _)_

Anônimo disse...

ameeeeeeeeeeeeei como eu gosto de bosta ,eu adorei essa porra HORRIVEEL ...BRIGADO pela essa merda que voce escreveu ! bjs escreve mas porcaria que eu vou amar leer :))

Anônimo disse...

puta merda ta uma bosta afffs

A vida como ela é... disse...

O resuma ta bom, o único ruim da pagina é que tem muita gente sem educação, que até parecem um bando de favelados. Se vcs não gostaram do resumo não postem nada porque niguem se interessa com oque as vossas senhorias pensão.

Anônimo disse...

kkk os comentários ruins foram feitos no dia 1° de abril!! kkk
então os abst gostaram do texto.
Parabéns ao autor do resumo, ta ótimo!
esse povo ruim ta lendo pq precisa pra fazer trabalho!! ;P

Anônimo disse...

ficou legal o resumo mas não sei se meu grupo vai
achar melhor fazer outro

jose mogne disse...

gostey do romence e me ajudou muito para um trabalho escolar

Anônimo disse...

kkk ai ai, esse povo fudido, com preguiça de ler o livro, ainda reclama de quem tentou fazer um resumo! vao ler o livro bando de preguiçosos!!!

Anônimo disse...

eleocles e polonice morreram em bataha...

Anônimo disse...

Etéocles batalha **

Anônimo disse...

Prevejo alunos de um certo instituto vindo aqui para fazer fichamento.
Preguiçosos! vão ler o livro e sintetizar com suas próprias palavras.

Daí se perguntam: "e o que você está fazendo aqui". Bom, estou apenas recolhendo inspiraçao...
07-05-2015

Anônimo disse...

Prezado,
Seu resumo esta bom, porem tem três equivocos, o primeiro é que o nome do irmão da Jocasta é Creónte e não Créon, o segundo foi que não escreveu nada sobre o outro filho de Creónte, Megareu, que morreu por causa de uma profecia de Tirésia (bom não exatamente) a profecia era que Creónte so reinaria ,vitorioso em Tebas se sacrificasse o seu filho Megareu, Creónte não concordou mais por sua própria vontade ou acidente ele morreu nas fortalezas da cidade e terceiro por que um dos motivos para Eurídice se matar foi esse além de culpa-lo pela morte de seu filho Hêmon e o culpava também pela morte de seu filho Megareu.
Sei que isto pe um resumo, porém, acho que deveria ter pelo menos uma pequena passagens sobre isso.
Obrigada pela ajuda na estrutura de resumo
Grata...

fffff disse...

Porque antígona e uma tipica heroína me explique

fffff disse...

??????