segunda-feira, 4 de junho de 2007

RESUMO SOBRE O ROMANCE "O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO", DE JOSÉ SARAMAGO

( LIVRO DE CABECEIRA)
O anjo Gabriel anunciou à Maria que seria mãe, sem conhecer homem; seria fecundada pelo Espírito Santo. Jesus nasceu como um homem nasceria; chorou, porque o fizeram chorar, e choraria adiante pelo mesmo motivo. Cresceu, personificou o amor, trouxe a si discípulos, apóstolos. Salvou Maria Madalena do apedrejamento, sentenciando à multidão que, aquele que não tivesse pecados que atirasse a primeira pedra. Com Maria Madalena, conheceu o amor de um homem e uma mulher. "(...) Mais que abraçá-la, abraçou-se nela. (...)" Não poderia proclamar o amor se não o conhecesse em sua porção humana.
Jesus atraiu multidões em torno de si, ensinou a misericórdia, o perdão. Foi assediado por Satanás, mas desvencilhou-se. Traído por Judas Iscariotes, foi entregue aos romanos, que temiam as proporções de sua liderança. Preso, foi negado três vezes por Pedro, antes que o galo cantasse. O governador Pilatos não viu culpa em Jesus, mas deixou a multidão escolher entre Ele e Barrabás. Escolheram Barrabás, que foi solto.
Jesus foi crucificado, entre dois ladrões. Sofreu como nenhum outro ser humano poderia sofrer, mas foi abandonado por Seu Pai, no momento de dor, sem saber porque sofria. Sozinho, morreu pela humanidade, a mesma que o matara. E não tivera o amparo de Deus. Seu sangue foi recolhido em jarros. Chorou, porque o fizeram chorar.
(Arte: "Cristo Crucificado", de Salvador Dalí)
(Elson Teixeira Cardoso)

7 comentários:

SV disse...

Saramago é um de meus favoritos. Seus ensaios sobre Cegueira e Lucidez são obras primas da literatura mundial.

Amigo Elson, conte comigo para divulgação e contribuições. Meus mini contos estão sempre disponíveis. Se tiver tempo, frequente meu blog mais visitado, o Contos e Encontros, http://contoseencontros.blogspot.com e sirva-se se algo lhe interessar.

Um abraço,

Sílvio

Anônimo disse...

Bem, primeiro devia reler ou ler, realmente, o livro de Saramago. Pois, a história que esta fazendo resumo, não é a história que Saramago, tal como diz, conta. Essa é, exactamente o contrário.
Devia, claro está, ver as diferenças. Pois, o que diz no post, é tal e qual, o que é defendido pela Igreja, não, o que um ateu convenço, escreve no seu livro.
Primeiro erro que me salta à vista, Maria e José, fizeram sexo, durante o seu casamento. Para além de tal, como diz no livro, Deus estava a passar por aquelas beiras, e viu que eles os dois estavam a praticar o acto, e decidiu, observando a sua estrutura física, que metia uma semente sua junto da semente de José. Depois, Maria Madelan, realmente é uma prostituta, mas ela é salva por Jesus dessa vida, quando ele ferido dos pés, chama por ela, na entrada da sua casa. E, a partir daí, eles têm um relacionamento amoroso.
Depois, Jesus nunca quis os poderes que foram "gentilmente" concedidos por Deus. Pois, o dito Deus, só queria que houvesse mais pessoas a adorarem-no.
Jesus disse que algum dos seus apostolos o denuncia-se aos romanos, como Rei dos Judeus, e Judas Iscariotes, decidiu ser ele, afirmando à frente de Jesus. Não aceitou dinheiro e enforcou-se numa figueira.
No momento da sua crucificação, não houve escolha alguma entre ele ou Barrabás.
E, a taça (que supostamente é o Santo Graal), foi a taça que durante uma conversa com o Diabo, Deus e Jesus, num barco, (que já fiz referência em cima, onde Deus mostra as suas verdadeiras intenções), o Diabo (ou o Pastor, com quem Jesus viveu durante 4 anos), recolheu...

Um conselho, antes de postar alguma coisa, ou dizer alguma coisa sequer, leia e aprenda. Não caia na simplicidade do mundo, de tentar resumir um nobel da leitura e um livro que tanta polémica gerou, com mentiras e falsidades...

ELSON TEIXEIRA CARDOSO disse...

Quem deveria é você, idiota. Aprenda a interpretar e escrever.
Suma daqui. E não volte nunca mais.

Anônimo disse...

noosa o resumo q vc colocou não tem nada a ve com o livro, vc deveria ler o livro antes de postar alguma coisa, o pior é q vc é tão idiota q ainda reclama pelo outro ter colocado o resumo certo...

Se o que vc fez foi interpreta, se preocupa, pq ou vc é mto burro ou tem problemas.....

Anônimo disse...

Que resumo lixo.
Nao tem nada a ver com a verdeira obra.

Anônimo disse...

Elson, pare de se envergonhar. Tire esse "resumo" daí, é uma ofensa à obra de Saramago.

Unknown disse...

nada a ver com a obra.
leia novamente.